Formado por trabalhadores, para trabalhadores
O SITIC, centra-se nos problemas e vicissitudes dos trabalhadores em geral, e dos seus associados em particular. Procura a proximidade com os associados para responder de forma célere às suas solicitações, procurando proporcionar a melhoria das condições de trabalho e promover a garantia da proteção social.
Não alimenta estratégias de matriz política-partidárias, porque entende que o sindicalismo, nos tempos de hoje, deve ser livre, independente e solidário, respondendo aos problemas individuais e coletivos, tendo sempre presente a importância da sustentabilidade das entidades empregadoras. Para tal mantém uma postura dialogante e construtiva, propondo soluções alternativas e realistas, sem descurar a intransigência na defesa dos interesses dos associados.
A missão do SITIC passa pela cobertura de todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores, criando um espaço de ação próprio, representativo dos trabalhadores que não querem ser instrumentos de políticas sindicais partidárias, pautando a sua atuação por uma constante ligação a todos os seus associados, no colectivo ou individualmente, rejeitando qualquer tipo de sindicalismo de cúpula, geralmente afastado da realidade sindical.
Em Portugal o SITIC está filiado na confederação sindical USI-União dos Sindicatos Independentes.