Formado por trabalhadores, para trabalhadores

O SITIC, centra-se nos problemas e vicissitudes dos trabalhadores em geral, e dos seus associados em particular. Procura a proximidade com os associados para responder de forma célere às suas solicitações, procurando proporcionar a melhoria das condições de trabalho e promover a garantia da proteção social.

Não alimenta estratégias de matriz política-partidárias, porque entende que o sindicalismo, nos tempos de hoje, deve ser livre, independente e solidário, respondendo aos problemas individuais e coletivos, tendo sempre presente a importância da sustentabilidade das entidades empregadoras. Para tal mantém uma postura dialogante e construtiva, propondo soluções alternativas e realistas, sem descurar a intransigência na defesa dos interesses dos associados.

A missão do SITIC passa pela cobertura de todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores, criando um espaço de ação próprio, representativo dos trabalhadores que não querem ser instrumentos de políticas sindicais partidárias, pautando a sua atuação por uma constante ligação a todos os seus associados, no colectivo ou individualmente, rejeitando qualquer tipo de sindicalismo de cúpula, geralmente afastado da realidade sindical.

Em Portugal o SITIC está filiado na confederação sindical USI-União dos Sindicatos Independentes.

Vantagens do associado

Apoio Jurídico

Apoio juridico gratuito para apoio dos associados na resolução de questões laborais

Descontos nos parceiros SITIC

Protocolos de desconto para associados do SITIC com várias entidades a nível nacional

Formação profissional

Temos disponível uma linha de apoio para prestar informação e tirar dúvidas aos nossos associados

Cobertura nacional​

Cobertura de todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores

Formação profissional

A formação profissional, integrada no mercado actual – globalizado e exigente, com um fluxo de informação constante e imparável – é um investimento que visa a consecução do desenvolvimento e crescimento social e económico.

Todo o processo formativo constitui uma oportunidade de adaptação permanente e constante, dos trabalhadores, para responder não só aos desafios das organizações e da sociedade, mas também à crescente e célere inovação de mercados.

A Formação Profissional caracteriza-se por um conjunto de actividades, programadas e organizadas para proporcionar oportunidades e meios de desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos, dotando-os de capacidades transversais às diferentes áreas do saber

Mudança de carreira

Facilitar as mudanças organizacionais, quer sejam técnicas, científicas, tecnológicas ou de estrutura, visando também a evolução humanista e os interesses sociais

Integrar o trabalhador

Integrar profissionalmente o trabalhador, e prepará-lo para desempenhar funções de acordo com as suas aptidões e competências adaptadas às exigências do exercício profissional

Apoiar a criatividade e inovação

Incentivar a criatividade, a inovação, o espírito de iniciativa e outras competências transversais

Promover a igualdade

Promover a igualdade de oportunidades a todos os trabalhadores, promover os valores e princípios fundamentais de uma sociedade democrática, justa e humana.

Deixe-nos os seus contactos, nós ligamos.

+351 218 538 685

Seg. a Sex. 9h às 17h00

Av. de Berlim, 25C, B

1800-033 – Lisboa

Seja nosso Associado

Ao ser nosso associado terá apoio jurídico gratuito, apoio institucional em questões laborais, formação gratuita através de programas co-financiados da União Europeia e descontos em várias entidades parceiras do SITIC

FAQs

Podes inscrever-te online através do nosso site, ou através de um dos nossos dirigentes e delegados que visitam os locais de trabalho periodicamente, e também podes ligar para o nosso escritório para pedir uma ficha de inscrição por correspondência ou via e_mail.

Em qualquer destas formas é necessário que chegue ao nosso escritório o original da ficha devidamente assinada.

O SITIC foi fundado por um grupo de trabalhadores dos CTT, os seus Estatutos foram aprovados em Assembleia Constituinte no dia 14 de março de 1998 e publicados no BTE 3.ª série n.º 8, dia 30 de abril de 1998. Atualmente tem ainda dois dos sócios fundadores no ativo: Domingos Soares e José Sousa

Só sendo sindicalizado é que podes garantir os teus direitos como trabalhador, ter acesso à legislação laboral e ser devidamente apoiado no acesso à justiça durante toda a tua carreira profissional.

Contribuir e beneficiar do chamado “prémio sindical”, o qual consiste na influência que a atividade sindical têm no mercado de trabalho português, sendo estimado o ganho salarial atribuído aos trabalhadores que operam em empresas mais sindicalizadas. Em empresas com fortes níveis de sindicalização, este prémio atinge valores superiores a 30 por cento, quando é estabelecida a comparação com trabalhadores não sindicalizados com as mesmas características observadas e que operam nos mesmos setores de atividade e regiões.